Como você pode constatar nos tutoriais anteriores o subversion possui poderosos recursos. É por este motivo que ele ainda é muito utilizado, seja em pequenos projetos pessoais ou para grandes projetos comerciais. E você precisa se familiarizar com ele, o que só conseguirá por meio da prática. Outro hábito que precisará desenvolver, é o ato de “commitar” frequentemente seu código, ainda que seja pelo menos uma vez ao dia.

Mas agora iremos descobrir como proceder para remover um projeto enviado para o repositório sem causar qualquer dano aos demais projetos. Atente-se, apenas faça se você realmente não mais for usar o projeto.

REMOVENDO UM PROJETO

Estando logado no painel de controle da hospedagem, na seção “Permissões” clique em “SVN” e em “Subversion managment”, acesse o “BrowseSVN Repository” >> ROOT.

Na tela “PROJETOS SUBVERSION ROOT”, se você analisar a página verá que a opção de remover não existe. E isso porque a remoção deverá ser realizada por meio do Eclipse.

O primeiro passo para remover um projeto do repositório é desconectá-lo do Subversion. Assim, clique com o botão direito sobre o projeto >> Team >> Disconnect… Ative a opção “Also delete the SVN meta information from the file system”, dessa forma todas as configurações serão removidas também. Clique em “Yes”.

Entre na perspectiva do “SVN Repository Exploring”, selecione o projeto que deseja remover clicando com o botão direito sobre ele >> Delete >> OK.

EM POUCAS PALAVRAS

Lembrando que somente deverá remover um projeto se realmente não for mais utilizá-lo. E sempre tomando muito cuidado para no caso de existir mais de um projeto em seu repositório, não excluir o projeto errado.

Repito também que é de extrema importância que você pratique, se você não quer perder oportunidades por não ter este conhecimento, pratique continuamente familiarize-se com todos os processos.

O SVN é realmente muito fácil, rápido e prático para trabalharmos com ele no dia a dia. E o que você aprendeu nestes tutorias é o que realmente irá utilizar no cotidiano da programação. Mas aprenda também sobre a dupla Git e GitHub embora sejam um pouco mais chatinhos para aprender e utilizar até que esteja completamente familiarizado com o ambiente. Mas também compreendem um conhecimento que você, programador, precisa ter.

Entenda, o conhecimento acerca de algum sistema de controle de versão não é mais um diferencial no seu currículo, mas um conhecimento obrigatório para você que é programador.