Uma exceção, basicamente é uma classe de Java representada na sua forma mais genérica pela classe java. lang. Exception , logo todas as exceções que ocorram ao longo da execução do seu programa podem ser tratadas como objetos do tipo Exception .

Play no vídeo e aprenda.

Aprenda mais sobre a plataforma Java.

Formação Java
Clique aqui

As exceções checadas

São exceções que devem ser declaradas no código Java usando a cláusula “throws” ou tratadas com um bloco “try-catch”. Essas exceções indicam condições excepcionais que o programador sabe que podem ocorrer em um determinado trecho de código e, portanto, devem ser tratadas.

Diferentemente das exceções não checadas (unchecked exceptions), como RuntimeException, que não são obrigatórias de serem tratadas ou declaradas, as exceções checadas são verificadas pelo compilador e o código não compilado se elas não forem tratadas ou declaradas corretamente.

Por exemplo, se você estiver escrevendo um código que lê de um arquivo, é necessário lidar com a exceção “FileNotFoundException” (exceção checada) porque é possível que o arquivo não seja encontrado durante a execução. Você pode colocar esse código dentro de um bloco “try” e lidar com a exceção usando um bloco “catch”, ou simplesmente declarar que o método lança essa exceção usando a cláusula “throws”.

Enfrentar exceções checadas é útil porque obriga o programador a lidar com possíveis condições excepcionais de uma maneira adequada, e também facilita a documentação do código, já que as exceções que podem ser lançadas são explicitamente declaradas.

As exceções não checadas

São os erros que ocorrem durante a execução do programa e não são verificados pelo compilador. Essas exceções podem ser causadas por erros lógicos no código, por condições imprevisíveis ou por problemas com o ambiente de execução.

Exemplos de exceções não checadas em Java são:

  1. NullPointerException: ocorre quando um objeto é referenciado, mas está nulo.
  2. ArrayIndexOutOfBoundsException: ocorre quando se tenta acessar um índice inválido de um array.
  3. ArithmeticException: ocorre quando ocorre uma exceção matemática, como uma divisão por zero.
  4. ClassCastException: ocorre quando se tenta realizar uma conversão de tipo incompatível.
  5. IllegalArgumentException: ocorre quando se passa um argumento inválido para um método.

Essas exceções não são obrigatórias de serem tratadas pelo código, mas caso não sejam tratadas, irão parar a execução do programa e exibir uma mensagem de erro no console.

Aprenda muito mais neste treinamento – CLIQUE AQUI