Olá desenvolvedores, neste tutorial implementaremos com o framework Spring Data um método para atualização de cadastro. o Spring Data é um framework de persistência que utiliza uma linguagem própria, o JPQLJava Persistence Query Language. Linguagem esta baseada na sintaxe da linguagem padrão SQLStructured Query Language.

IMPLEMENTANDO O MÉTODO DE UPDATE

Na classe AppSpringData implemente o método testeUpdate() anotado do @Test. Ao implementar o método poderemos atualizar  ou editar qualquer dado desejado em um registro gravado na base de dados. O Update é uma das quatro operações básicas mais utilizadas no contexto de banco de dados relacionais.

@Test
public void testeUpdate(){}

Para podermos atualizar ou editar algum objeto é preciso consulta-lo, isto é, passando o identificador único do objeto, o id. Para a consulta do objeto utilizaremos o método findById(), que tem a responsabilidade de recuperar um Entidade por meio do identificador. O método findById() retorna a entidade com o id fornecido ou um Optional se nenhuma entidade for encontrada.

Lembrando sempre de referenciar o tipo do dado que é o id por meio da letra L indicando se tratar de um atributo do tipo Long.

Optional<UsuarioSpringData> usuarioSpringData = interfaceSpringDataUser.findById(3L);

Assim, pegaremos o objeto que foi carregado do banco de dados e invocaremos o método get(), desse modo poderemos trabalhar apenas com o objeto sem a necessidade de chamar o get() a todo momento.

UsuarioSpringData data = usuarioSpringData.get();

Agora que estamos prontos para atualizar ou editar o registro cujo id é o 3, poderemos por exemplo, editar o nome. E para gravar no banco chamaremos o método save().

data.setNome(“Alex Egidio Update Spring Data”);

Para testar selecione a assinatura do método testeUpdate() >> clique com o botão direito >> Run As >> JUnitTest. Após processar a consulta se o objeto tiver sido encontrado e atualizado com sucesso você poderá ver refletida a alteração na base de dados.

EM POUCAS PALAVRAS

No tutorial de hoje implementamos o método testeUpdate(), a partir dele realizamos a consulta do objeto que desejamos editar no banco de dados. No fluxo de processamento depois de consultado o objeto foi atribuído ao objeto real, então “setamos” o dado que desejávamos atualizar e salvamos.