Olá desenvolvedores, seguindo com a série de tutoriais sobre o framework de persistência Spring Data, neste tutorial implementaremos o método de cadastro na base de dados. No tutorial “CRIANDO DAO REPOSITORY” criamos a injeção de dependência deixando pronta a estrutura para a implementação do insert.

PERSISTINDO DADOS

Neste tutorial você verá como é simples persistir os dados na base de dados com o Spring Data. Assim, crie o método testeInsert() na classe AppSpringDataTest e no escopo do método instancie o objeto da classe persistente. Uma vez que queremos gravar um novo registro, então precisamos de um novo objeto.

Ainda dentro do método “setaremos” os atributos do objeto, e-mail, nome, login, senha, idade. Depois de atribuir todos os dados, o método save() é invocado e como argumento recebe o objeto.

usuarioSpringData.setIdade(31);
usuarioSpringData.setSenha("123");
usuarioSpringData.setLogin("teste 123");
usuarioSpringData.setNome("Alex Fernando Egidio");
usuarioSpringData.setEmail("javaavancado@javaavancado.com");

interfaceSpringDataUser.save(usuarioSpringData);

TESTANDO O INSERT DE DADOS

Para testar a implementação selecione a assinatura do método testeInsert() >> clique com o botão direito >> Run As >> JUnitTest. Depois de concluído o processamento verifique no banco se os dados foram gavados com sucesso.

Observe que depois da primeira execução, se você utiliza a IDE Eclipse, no painel a esquerda uma nova aba para o JUnit será exibida. Assim, para executar cada inserção de um novo registro não será mais necessário realizar o processo que passa pela seleção da assinatura do método, basta clicar no botão run.

EM POUCAS PALAVRAS

Neste tutorial criamos o método testeInsert() e dentro do método o objeto, setamos os atributos e enviamos os dados para a Interface Repository. De forma simples, rápida e direta criamos o insert no banco de dados.

Esta é a mágica do Framework Prime Faces, e como todo framework ele foi criado com o objetivo de entregar mais celeridade ao trabalho do programador. Mas é importante que você tenha uma base sólida da linguagem, que não dependa exclusivamente dos frameworks. É por isso que aqui no curso de Formação Java Web traçamos todo o caminho provendo você dos conhecimentos necessários acerca da linguagem pura e seguimos evoluindo gradativamente até os frameworks.