Olá desenvolvedores, neste tutorial sobre JSF – JavaServer Faces abordaremos os componentes mais utilizados. O JSF é um framework MVC – Model-View-Controller, orientado a componentes e que foi desenvolvido pela comunidade JCP – Java Community Process. A JCP por sua vez foi formalizada em 1998 como uma comunidade de desenvolvimento de especificações técnicas padrão para a tecnologia Java.

Um dos principais objetivos do JSF é o de simplificar a integração de desenvolvimento de interfaces de usuário baseadas na web, separando a representação da informação, da interação do usuário com ela.

No tutorial anterior, falamos sobre como um evento que pode ser disparado a partir da interface está diretamente ligado ao Managed Bean. É neste contexto que os componentes se inserem, pois é por meio dele que esta ligação é formalizada. Neste tutorial detalharemos um pouco sobre os componentes mais utilizados.

ATRIBUTOS E EVENTOS

Para saber mais sobre os componentes JSF você pode acessar o site PrimeFaces que é também um framework que implementa especificações do JavaServer Faces. Toda tag de componentes JSF tais como as tags HTML podem receber diversos atributos bem como eventos JavaScript.

Entre os atributos que se destacam, temos o id que atribui um identificador único ao componente. O value que especifica um valor para o componente. O required que é do tipo boolean e determina se o preenchimento do campo será obrigatório. Disable que desabilita um campo de entrada ou um botão. Maxlength que determina o número máximo de caracteres para campos de texto, e muitos outros que você poderá conferir na documentação.

Entre os eventos JavaScript, podemos destacar o onblur evento de perda de foco, onclick que dispara um evento sempre que o botão do mouse é clicado sobre o elemento que o recebe. Para disparar o evento quando o elemento recebe o foco temos o onfocus e o evento de mudança onchange.

Um outro atributo muito necessário e usado por nós em outras implementações é o immediate que cumpre o objetivo de validação do processo no início do ciclo de vida de um componente JSF.

PRINCIPAIS COMPONENTES

O h:inputText é um componente que renderiza um elemento HTML do tipo “texto”, e é, sem dúvidas, um dos componentes mais utilizados. Com ele podemos implementar um campo de entrada de dados.

<h:inputText value="Alex Egídio" />

Se após “subir” sua aplicação e clicar com o botão direito do mouse na página e em seguida em “Exibir código fonte da página” verá que a saída renderizada será algo como mostrado abaixo.

<input type="text" name="j_idt6:j_idt8" value="Alex Egídio" />

O h:selectOneRadio renderiza um conjunto de elemento de entrada HTML do tipo “rádio”. Ele é muito usado quando o usuário deverá escolher apenas um único item de vários itens disponíveis.

Mas se você quer que o usuário escolha um único item de uma lista de opções, deve então utilizar o h:selectOneMenu que renderiza um elemento de entrada HTML do tipo “selecionar”.

Já o h:selectManyMenu é usado para escolher vários itens de uma lista, e ele também renderiza um elemento de entrada HTML, porém, permite a seleção de mais de um elemento.

O h:commandLink renderiza um elemento HTML “âncora”, é a tag de componente muito utilizada para a implementação de botões. Trata-se de um componente de ação, usado para além de processar formulários, invocar ouvintes remotamente.

EM POUCAS PALAVRAS

Neste tutorial vimos um pouco dos principais e mais utilizados componentes JSF – JavaServer Faces. Estudando a documentação você poderá saber qual é o componente ideal para o que deseja criar em suas aplicações.