Olá desenvolvedores, neste tutorial iremos aprender a integrar JSF – JavaServer Faces, com JPA – Java Persistence API, para remover registro usando setPropertyActionListener. Para utilizarmos a propriedade “setPropertyActionListener” para remover um registro na base de dados será necessário declarar a biblioteca core do JSF.

A biblioteca core dá suporte a elementos avançados do HTML – HyperText Markup Language do JSF. Observe que ela sempre será usada com os elementos gráficos do JSF.

IMPLEMEMTANDO O BOTÃO REMOVER

Para implementar o botão remover adicionaremos mais uma coluna a tabela. Assim, dentro da coluna será adicionado o botão de comando commandLink que renderiza um elemento HTML. Dentro da tag commandLink é que acionaremos a setPropertyActionListener.

De forma sucinta a tag adiciona um ouvinte de ação a um componente, definindo assim uma propriedade do bean para um determinado valor.

Esta propriedade recebe como valor o objeto pessoa correspondente a linha que se deseja excluir. Assim, os dados do objeto pessoa que será excluído será atribuído ao objeto do ManagedBean por meio do target. No entanto, como iremos remover um registro o botão de comando deverá receber uma ação invocando o método remove() do PessoaBean.

É interessante observar no console o processo que é feito em segundo plano quando clicamos para remover um dado registro. Você poderá ver a Query executando o comando, para, por exemplo, deletar o objeto pessoa quando o identificador (id) deste for igual ao id selecionado.

delete from pessoa Where id=32

EM POUCAS PALAVRAS

Cada linha da tabela representa um objeto pessoa, desse modo, quando o botão para excluir é clicado, os dados do objeto pessoa correspondente serão injetado para dentro do objeto PessoaBean que corresponde ao formulário de cadastro.

Com este tutorial finalizamos a criação de um CRUD (Create, Read, Updatem, Delete) em JSF com JPA completo, de forma simples e rápida. Mas é importante e eu repito, não avance com dúvidas. Entenda o que foi implementado e se pergunte sempre o porquê das decisões tomadas. Ao fazer isso, ao se perguntar o porquê de tal caminho ter sido o escolhido em detrimento de outro, e de fato entender a resposta, você verá seu aprendizado dar um salto.