Olá desenvolvedores, neste tutorial aprenderemos a configurar o JSF – JavaServer Faces, de forma a integrá-lo a um projeto Hibernate. Isto é, integrando um framework de Front-End com Back-End. Muito embora o JSF, como framework MVCModel-View-Controller seja completo e contemple tanto o Front como o Back-End. No entanto, como ele tem uma parte de persistência, é preciso recorrer ao JPA e o Hibernate.

PROJETO JPA CM HIBERNATE

No tutorial “JPA E O HIBERNATE COM MAVEN”, onde aprendemos a configurar um projeto em JPA e Hibernate. Para ver como criamos o projeto clique neste link para ser redirecionado para o tutorial.

É justamente este projeto que configuraremos hoje para integrar toda a parte de persistência com o JSF. O primeiro passo é transformá-lo em um projeto web. Assim, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta do projeto >> Properties. Na tela Project Faces ative a opção Apache Tomcat e desmarque a opção jre.

Ao desmarcar a opção do jre uma lista de opções será exibida, onde a que nos interessa é a “Dynamic Web Module”, ative-a bem como a opção do JavaServer Faces. Clique em OK.

Após estas configurações a pasta WEB-INF e dentro dela os arquivos faces-config.xml e web.xml serão criados. O arquivo web.xml que traz a configuração padrão do JavaServer Faces implementando a configuração do Servlet e do Servlet-mapping.

O Servlet-mapping mapeia as rotas das páginas JSF, definindo como as páginas deverão ser acessadas. Na tag url-pattern recomendo alterar a forma padrão /faces/* para qualquer página que tenha a extensão .jsf.

<url-patterm>*.jsf</url-pattern>

Selecione novamente o projeto e clique sobre ele com o botão direito >> Properties, selecione a opção Deployment Assembly e clique em Add. Na janela que irá abrir selecione “Java Build Path Entries” >> Next e então selecione “Maven Dependencies” >> Finish. E clique em OK.

WEB.XML

No arquivo web.xml é preciso definir o arquivo inicial do projeto, a primeira página a ser exibida quando o projeto for acessado, esta página será a index.jsf.

<welcome-file-list>
<welcome-file>index.jsf</welcome-file>
</welcome-file-list>

Para criar este arquivo clique com o botão direito do mouse sobre a pasta WebContent >> New >> Other, pesquise por xml, selecione a opção XML File >> Next. Na próxima tela atribua ao arquivo em File Name o nome de index.xhtml. Dentro deste arquivo insira a configuração padrão que toda página JSF deve ter. É nesta configuração que adicionaremos a declaração do JSF.

POM.XML

Outro quesito importante ao funcionamento do JSF são as bibliotecas, cujo download pode ser feito por meio do repositório de dependências do Maven. No arquivo pom.xml adicione as dependências da biblioteca jsf-api e a biblioteca correspondente a implementação do JSF a jsf-impl.

TESTANDO O PROJETO

Para verificar se todas as configurações foram aplicadas corretamente é preciso startar o projeto. Por ser a primeira vez que iniciamos este projeto como sendo um projeto web é preciso exibir a aba Servers.

Na barra de menu clique em Window >> Show View >> Other. Na janela Show View pesquise por “Servers”. Selecione e clique em OK.

Na aba Servers selecione o servidor Tomcat e clique com o botão direito do mouse sobre ele >> Add and Remove para que possamos adicionar o projeto ao servidor. Na tela que irá abrir mova o projeto da “janela” Available para a Janela Configured, selecionando-o e clicando em Add. Clique em Finish.

EM POUCAS PALAVRAS

Neste tutorial configuramos o JSF, integrando-o ao Hibernate e agora estamos prontos para construir nossas páginas JSF desenvolvendo uma nova aplicação.