Olá desenvolvedores sobre o JSF – JavaServer Faces já sabemos que ele é um framework MVC – Model-View-Controller orientado a componentes para o desenvolvimento de interfaces de usuário. Facilitando de forma contundente a vida do programador ao permitir que ele se concentre na lógica de programação e regras de negócio.

Neste cenário se encontra o ManagedBean, um controlador que se comporta como uma classe Java Bean delegando funções a camada View. De forma simplificada, com objetivo de não o sobrecarregar com detalhes neste momento, com uma linguagem simples e direta mostrarei a você a função do ManagedBean.

Assim sendo, é responsabilidade do ManagedBean fazer a ponte entre as regras de negócio da aplicação, normalmente representada pela classe de conexão DAO – Data Access Objetc e a View, páginas HTML ou XHTML ou simplesmente Front-End.

Veja, é assim que a estrutura do JavaServer Faces começa a se formar onde o controlador ManagedBean que atua no Back-End se comunica com o Front-End. Ele escuta os eventos, processa e então delega. Por exemplo, o ManagedBeande cadastro de pessoas, escuta os eventos disparados referentes ao cadastro de pessoas, processa estes eventos e então devolve para a tela exercendo um controle sobre a tela de cadastro de pessoas.

PRIMEIRO MANAGEDBEAN

Para criar seu primeiro ManagedBea, clique como o botão direito do mouse sobre o package br.com.cursojsf >> New >> Class. Atribua a classe o nome de “PessoaBean” >> Finish.

Então agora a classe já é um ManagedBean? Ainda não, para que a classe se torne um ManagedBean é preciso adicionar a anotação @ManagedBean do pacote javax.faces.bean. E assim o ManagedBean já se torna ou pode se tornar controlador de alguma página JSF.

Como boa prática sempre atribuo o nome da classe a anotação, porém iniciado com letra minúscula. E assim, sempre que precisarmos chamar o ManagedBean, poderemos chamar a “pessoabean”.

RECEBENDO VALORES DA TELA

Para receber valores da tela criaremos os atributos nome e sobrenome e geraremos para eles os métodos Getters and Setters.

private String nome;
private String sobrenome;

Desse modo para todo atributo cujo valor vem da tela, automaticamente o framework chamará o set.

EM POUCAS PALAVRAS

Esta é uma primeira estrutura de um ManagedBean onde com a anotação atribuímos um nome a ele. Aos poucos passo a passo vamos construindo todo o conhecimento necessário para implementação de uma aplicação em JSF – JavaServer Faces.