Olá desenvolvedores, neste tutorial iremos transformar componentes do framework JSF – JavaServer Faces presentes na nossa aplicação em componentes da biblioteca PrimeFaces. Juntamente com o Hibernate o JSF e o PrimeFaces são os frameworks mais utilizados no mundo. Com eles criamos desde sites simples, passando por formulários chegando até a aplicações complexas.

O JSF é uma estrutura de interface com o usuário (UI) orientada a componentes, um padrão para a plataforma Java EE.  Ele cumpre a missão de possibilitar que interfaces que respondem a eventos realizados pelo usuário sejam geradas de forma fácil. Porém, objetivando ter uma implementação ainda mais simplificada que o JSF surge o PrimeFaces.

Criado pela PrimeTek na Turquia, o PrimeFaces foi desenvolvido para ser aplicado na construção de sistemas corporativos. Ele traz vários componentes prontos que além de possuírem um design responsivo são otimizados para o toque, tornando-os ideais para funcionarem em quase qualquer tipo de dispositivo.

Agora que compreendemos um pouco mais sobre o JSF e o PrimeFaces, em nossa aplicação iremos proceder com a alteração de componentes ainda implementados com o JavaServer Faces em componentes do PrimeFaces. Como já falamos outras vezes, se você sabe trabalhar com o JSF, o seu trabalho com a biblioteca de componentes se dará de forma bem intuitiva.

TRANSFORMANDO OS COMPONENTES

Como estamos reaproveitando a estrutura de back-end de um projeto já pronto, e, embora tenhamos estruturado a página principal do zero, não o fizemos com a página de cadastro de telefones. Então é o que iremos fazer agora.

As alterações ocorrerão na página telefoneprimefaces.xhtml, mas atente-se, componentes como h:form, h:panelgrid permanecerão sendo componentes do PrimeFaces. E o h:outputText será substituído pelo p:outputLabel. Tal precaução é necessária porque alguns componentes do PrimeFaces não possuem os mesmos atributos do JSF. Nos demais componentes troque o “h” pelo “p”.

Atente-se para o botão de salvar, p:commandLink, por padrão o botão do PrimeFaces é em Ajax, desse modo devemos declarar o atributo definindo seu valor como “false”.

EM POUCAS PALAVRAS

Sempre que iniciamos um novo projeto, recomendam as boas práticas que antes de começar a programar que pensemos nas necessidades do projeto. Que tenhamos as regras de negócio bem claras e principalmente que sejam definidas previamente a partir da identificação das necessidades as tecnologias que serão utilizadas no projeto.

O tempo é o maior ativo do desenvolvedor, e ter que mudar a tecnologia bem no meio de um projeto em andamento incorrerá no mínimo em mais tempo adicionado ao projeto que normalmente já começa com o tempo justo. E não raro, em função dessas mudanças, alguns bugs podem surgir.